Como declarar carro financiado no Imposto de Renda 2025

Apesar do veículo ainda constar como alienação fiduciária no documento, é necessário mostrar suas movimentações sobre aquele bem

assinando contrato compra carro shutterstock 1858848811
Evita problemas sérios com a Receita Federal (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 18/03/2025 às 09h00

A Receita Federal começou a receber nesta segunda-feira (17) o Imposto de Renda 2025. O prazo limite para a entrega da declaração é dia 30 de maio de 2025. Entretanto, mesmo sabendo que é fundamental declarar todos os bens adquiridos, muitos não se atentam aos que ainda estão sendo pagos e não estão no nome do contribuinte, como um carro financiado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Declarar um carro financiado no Imposto de Renda 2025 é fundamental para estar em conformidade com a Receita Federal. Por mais que o valor das parcelas não altere diretamente o imposto devido, o não registro pode gerar problemas fiscais para quem omite essa informação.

VEJA TAMBÉM:

A principal razão para incluir um carro financiado na declaração de IR 2025 é que a Receita Federal utiliza o documentno para fazer o “ajuste anual” dos tributos do contribuinte, quando verifica a consistência das informações fornecidas por eles.

  • A omissão de informações, como a de um bem adquirido financiado, pode ser interpretada como uma tentativa de sonegação fiscal, resultando em multas pesadas e até mesmo em responsabilização criminal.

O contador Francisco Celestino Ferreira, sócio-administrador da Contabilidade Abreu, de Belo Horizonte, explica que a receita precisa entender a movimentação do contribuinte.

A Receita Federal sabe de todas as movimentações do contribuinte, só que ela deixa o indivíduo fazer a declaração – que ela chama de ajuste anual – porque se o contribuinte tiver imposto a pagar, a restituir, ou zero a zero (nem a pagar o restituir), ele consegue acertar tudo formalmente e atualizar seus gastos e isenções.”

Declaração de veículos financiados no IR 2025

Para declarar veículos ou um carro financiado no Imposto de Renda 2025, o contribuinte deve registrar o valor pago pela aquisição do bem durante todo o ano em questão, mesmo que o veículo ainda não tenha sido quitado. Caso a entrada tenha sido dada naquele mesmo ano, também deve constar no IR 2025.

Vale ressaltar que o valor declarado deve ser o efetivamente pago, e não o valor de mercado do veículo, como encontrado na tabela Fipe.

Em qual ficha do IR 2025 registra o carro financiado?

O financiamento de veículos deve ser registrado no Imposto de Rena na ficha “Bens e Direitos” do programa da Receita Federal, com o código “21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.”. No campo “Situação em 31/12/2024”, o contribuinte deve informar o valor pago até a data, incluindo as parcelas já quitadas até o fim do ano-calendário.

A discriminação deve ser preenchida com detalhes do veículo, como modelo, ano de fabricação, valor total do carro, nome e CPF ou CNPJ do vendedor, além do valor da entrada e da quantidade de parcelas pagas no ano.

Quem precisa declarar o veículo?

Todos os contribuintes que possuam um veículo em 31 de dezembro do ano-calendário em questão precisam declará-lo no Imposto de Renda. Isso inclui carros de passeio, comerciais, motos e caminhões, independente do valor do modelo.

O que acontece se eu não declarar o veículo?

A omissão do financiamento do carro no Imposto de Renda pode gerar sérias consequências. Segundo a Receita Federal, a falta de registro é considerada uma infração fiscal, sujeitando o contribuinte a uma multa que pode variar de 75% a 225% do valor do imposto devido. Além disso, quem omite informações pode ser responsabilizado criminalmente por sonegação fiscal, com pena de detenção de dois a cinco anos.

Benefícios ao contribuinte

Ferreira ainda afirmou que, embora a declaração de um veículo não gere nenhum “desconto” no imposto de renda, ter um bem formalizado na Receita em seu nome pode aumentar as chances de créditos para o cidadão, como por exemplo valores em financiamentos e empréstimos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário